As Dimensões da atividade profissional
Reúnem em 05 áreas as habilidades e conhecimentos para se atuar em saúde e segurança do trabalho, agrupando características inatas ou desenvolvidas, necessárias para a eficácia e o bom desempenho, com ética, sensibilidade e sabedoria.
Título do slide 2
Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor
Título do slide 3
Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor
Anterior
Próximo

Usada em situações inovadoras e pouco normatizadas

Que compreende a legislação e todo material escrito da área

Compreende as atividades de formação em segurança

Que envolve o conjunto de valores para a atuação profissional

Sobre as interações e os relacionamentos interpessoais

Cada uma dessas dimensões possui características diferenciadas, e envolvem grandes campos de conhecimentos e habilidades necessários para a prática profissional. Elas habilitam o profissional para atuar com maestria, competência, sensibilidade, ética e sabedoria no contexto laboral.

Todas dimensões são importantes
Mas um bom objetivo a se atingir é o equilíbrio dos seus valores, porque assim se usufrui das suas potencialidades e aumentam as possibilidades de sucesso.
Sem negligência!
Qualquer descaso nessa área, de forma consciente ou não, influi no seu trabalho dentro da empresa
Aí está a nossa importância
Nós da Elipsy resolvemos abordar esses assuntos, e produzimos uma série de vídeos sobre cada uma dessas dimensões e como elas estão presentes nas atividades dos profissionais da segurança do trabalho.
Anterior
Próximo

Veja abaixo o que falamos de cada uma delas

A DIMENSÃO CIENTÍFICA

Essa dimensão é mais incomum. Aparece quando é preciso resolver situações que não estavam previstas, novidades não definidas e normatizadas. O profissional de saúde e segurança do trabalho deve utilizar  conhecimentos do processo produtivo da empresa, para conseguir desenvolver soluções inovadoras e atender os critérios de segurança da atividade. Utiliza saberes de todas as outras áreas, eles são como suporte para a atividade de segurança.

A DIMENSÃO TÉCNICA

Normalmente privilegiada na formação escolar dos profissionais, a dimensão técnica é muito relevante pois serve de base para a atuação na área, mas algumas vezes é percebida como uma necessidade exclusiva pelos profissionais da segurança do trabalho.

Sendo fundamental para o desenvolvimento das atividades, essa dimensão possui características que a tornam extremamente relevante para a área, pois ela se expressa muitas vezes como uma obrigação direta de como se devem realizar os trabalhos, e isso ocorre devido as características próprias dessa dimensão.

A DIMENSÃO EDUCADORA

É parte fundamental das atividades da área, sendo um pouco controverso a sua aceitação por áreas não ligadas à saúde e segurança do trabalho. Todo profissional da área deve ser considerado como um profissional da educação, um educador  em segurança do trabalho. Não apenas da sala de aula, mas também no local do trabalho.  Acontece no piso de fábrica, na canteiro de obra, nos corredores do hospital, numa planta química, no meio das plantações, ou seja, em todos esses lugares há um profissional fazendo a conscientização sobre um procedimento, esclarecendo dúvidas sobre o ambiente, dentre outras ações.

A DIMENSÃO ÉTICA

Está sempre presente nas atividades de segurança e representa o conjunto de valores que norteiam a conduta profissional. Convive com as necessidades de segurança em choque com as necessidades de produção. Quem vive essa lógica  própria, às vezes oposta e com uma correlação de forças desigual, é o profissional da área de segurança. A dimensão ética se associa com a capacidade de estabelecer o diálogo entre as partes. Se refere ao modo de ser da pessoa, e também ao conjunto de valores morais e princípios que orientam a conduta dessa pessoa na sociedade.

A DIMENSÃO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Falamos das maneiras como as pessoas se relacionam na empresa, na família, na escola, enfim – do convívio social. O conceito surgiu em 1990  citado num artigo de Salovey e Mayer, e  popularizado no livro “Emotional Intelligence” de 1995 pelo professor Daniel Goleman. É uma aptidão mestra que facilita e/ou interfere nas demais habilidades, e se combina em dois pilares: as competências sociais, que é a capacidade da pessoa se conectar com o próximo, na sociedade e no outro as competências emocionais pessoais, que é a capacidade de se conectar de forma coerente consigo mesmo.