A DIMENSÃO CIENTÍFICA

Em geral é usada em situações inovadoras, inesperadas e pouco normatizadas por legislação específica em sua área de atuação. 

É A MAIS INCOMUM

Ela aparece quando surgem imprevistos ou situações ainda não normatizadas, que demandam as habilidades científicas do profissional de segurança do trabalho, para que ele encontre soluções inovadoras para essas situações, sem deixar de atender os critérios de segurança da atividade. Essa dimensão utiliza saberes de todas as outras áreas, funcionando como suporte para a segurança, na sua ação direta ou na assessoria das equipes. É por isso que devemos buscar uma base mais ampla e científica na nossa formação.

MAS, E A FORMAÇÃO?

Evidentemente não é preciso ter conhecimento especializado em todos os campos, isso é impossível. Mas sim um conhecimento científico básico, o suficiente para que sejam levantadas questões para o executante responder. Esse conhecimento diversificado pode fazer toda a diferença. Em resumo, é bom saber o suficiente para assessorar os operadores e executantes, saber o necessário para questionar com base consistente, construir com a equipe um raciocínio colaborativo, e assim buscar uma segurança real, de acordo com a situação encontrada.